comunicação
linguagem contemporânea
A linguagem e a comunicação visual podem ser usadas para realizar os “mesmos” sistemas fundamentais de significado que constituem nossa cultura, mas cada um o faz por suas próprias formas específicas, de maneira diferente e independente 1.
A linguagem é um fator importante para o desenvolvimento mental, exercendo funções organizadora e planejadora do pensamento, além de social e comunicativa. A partir da interação social, da qual a linguagem é expressão fundamental, a pessoa constrói sua própria individualidade. A estruturação do indivíduo e de sua consciência é em si mesma uma construção social na medida em que a consciência é um contato social consigo mesmo.
A onipresença da linguagem visual nos ambientes digitais requer uma nova compreensão crítica das maneiras como lemos e processamos informações visuais, a hipermídia e a transmídia.
A linguagem visual é um processo criativo e, portanto, o mais valioso dentro do campo do design, cujo objetivo básico é traduzir o conteúdo do sistema hipermidiático em signos dispostos como metáforas.
Há dois tipos de classificação de metáforas de interface: metáforas verbais e metáforas de interface virtual.
Enquanto as metáforas verbais convidam os usuários a perceberem similaridades e diferenças entre o novo e o antigo domínio familiar, as metáforas de interface virtual representam objetos físicos do domínio familiar na forma de ícones e outros tipos de elementos gráficos interativos. As metáforas têm as seguintes características: facilitar a comunicação; facilitar o aprendizado; fornecer um ambiente de trabalho familiar; fornecer um mapa objetivo da realidade; simplificar a realização de tarefas; evocar modelos mentais preexistentes; permitir associações com o mundo real 2.
Outro aspecto importante das linguagens contemporâneas é o hibridismo dos meios de comunicação como convergência dos mesmos. Os meios, como extensões de nossos sentidos, estabelecem novos índices relacionais, não apenas entre nossos sentidos particulares, como também entre si, na medida em que se inter-relacionam.
O rádio alterou a forma das histórias noticiosas, bem como a imagem fílmica, com o advento do sonoro. A televisão provocou mudanças drásticas na programação do rádio e na forma das radionovelas 3.