comunicação
introdução
A comunicação pode ser entendida, em sua acepção mais vasta, como utilização dos meios de comunicação em massa, como comunicação escrita, falada, cantada, recitada, visual, auditiva e figurativa. Todo este universo está na base das relações intersubjetivas e constitui o verdadeiro ponto de apoio da atividade pensante 1.
O design 2 enquanto sistema de comunicação possui uma gramática visual. A gramática vai além das regras formais de correção. É um meio de representar padrões de experiência 3. Isso permite aos seres humanos construir uma imagem mental da realidade, dar sentido a sua experiência sobre o que acontece em torno deles e dentro deles.
O mesmo ocorre com a gramática do design. Como as estruturas linguísticas, as estruturas visuais apontam para interpretações particulares da experiência e das formas de interação social. E as formas, como os significados, são mapeadas em diferentes modos semióticos, a maneira como determinadas coisas podem, por exemplo, ser expressas visualmente e verbalmente, algumas apenas visualmente e outras apenas verbalmente, e todas estão relacionadas com o contexto cultural e histórico específico 4.
Mesmo quando podemos expressar o que parece ter o mesmo significado em forma de imagem, escrita ou fala, estas serão percebidas de modos diferentes. Por exemplo, o que é expresso em linguagem através da escolha entre diferentes classes de palavras e estruturas gramaticais pode, em comunicação visual, ser expresso através da escolha entre variações do uso da cor, da tipografia, da textura, ou ainda, de diversas estruturas de composição. E isso afetará o significado 5.