introdução

Sistemas de hipermídia podem ser conceituados a partir da relação entre os conceitos de hipertexto e multimídia. O conceito de ambiente de hipermídia parte da hibridação desses dois conceitos: O hipertexto caracteriza-se como uma matriz de textos que podem ser acionados de modo não linear, direcionando-os a outros textos relacionados conceitualmente. A multimídia compreende o conjunto de meios que são usados na representação de uma informação, ou seja, textos, imagens, sons e vídeos. Nesse sentido, dada à correlação de todos esses elementos, a multimídia se configura como um dos meios mais eficazes para apresentar informações e pode ampliar substancialmente a compreensão de uma mensagem.

O Design empresta à linguagem de hipermídia, sintaxes e valores visuais direcionados à comunicação. A função comunicativa e utilitária do Design no universo digital requisita familiaridade com as regras formais que vêm das composições gráficas e da maneira de organizar os conteúdos visuais e verbais nos sistemas.

O Design de Hipermídia, portanto, absorve o conteúdo, ou melhor, o código do design gráfico para se formar como linguagem, adicionando a esse suas características tecnológicas e suas especificidades técnicas. Nesse sentido, pensar num design digital sem ter referência do design gráfico é abrir um vazio entre a linguagem primeira e a derivada, limitando sua potência 1.

No âmbito do projeto mencionado neste livro, apresentam-se técnicas e métodos de Design aplicados em ambientes de hipermídia visando promover a potencialização e o enriquecimento da construção da legibilidade do discurso comunicativo em sistemas hipermidiáticos, com os conceitos do novo tempo de interatividade, da não linearidade, da conectividade, da navegabilidade e da multiplicidade.

1 ROSSI, Dorival Campos. Linguagens Contemporâneas.