cor

As categorias e as especificações das cores estão associadas a objetos, materiais, fontes de luz, etc., com base em suas propriedades físicas, como absorção de luz, reflexão ou espectros de emissão. A cor pode ser medida pelo comprimento de onda, pela frequência e pela energia da luz.

No entanto, escolher as cores pode não ser uma decisão fácil, já que esse processo não se dá apenas por uma questão racional, mas envolve também a intuição e as questões culturais. Nesse sentido, os projetos de Design de Hipermídia se aproximam muito mais da arte do que propriamente da ciência.

Conhecimentos sobre cor ajudam na elaboração de projetos de hipermídia. A cor pode ser considerada uma informação todas as vezes que sua aplicação é responsável por organizar e hierarquizar dados ou lhes atribuir significado 1, seja atuando de forma individual ou integrada e dependente de outros elementos.

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matiz (hue)
CMYK cor subtrativa

A matiz refere-se à variedade do comprimento de onda da luz direta ou refletida percebida pelo olho, ou seja, a posição da cor no espaço visual.

As cores pigmento primárias são o ciano, o magenta e o amarelo. Elas pertencem ao sistema de síntese subtrativo e são usadas para impressão em suportes que refletem a luz. A soma delas resulta no preto. As cores pigmento são denominadas CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black) nos softwares gráficos.

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RGB cor aditiva

As cores luz primárias são o vermelho, o verde e o azul. Elas pertencem ao sistema de síntese aditivo e são usadas para projeção em tela. A luz é separada em três canais: vermelho, azul e verde, e a soma dessas cores resulta no branco. O preto é obtido pela ausência de emissão de luz.

As cores luz são denominadas RGB (Red, Green, Blue) nos softwares gráficos e nos recursos de projeção das imagens, como, por exemplo, os monitores dos computadores.

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harmonia cromática

Todas as cores podem ser combinadas, porém, isso não significa que o resultado seja harmonioso. Em projetos de hipermídia, deve-se pensar no conforto visual e no equilíbrio, a fim de se produzir um esquema de cores atrativo. Para isso, pode-se usar a cor conforme os seguintes critérios de harmonia cromática:

Harmonia por temperatura: se estabelece entre cores representadas em hemisfério opostos num círculo cromático;

Harmonia monocromática: formada por um matiz e suas variações de valor ou tonalidades;

Harmonia análoga: formada de uma cor primária combinada com duas cores adjacentes do círculo cromático;

Harmonia complementar: formada por uma cor e sua oposta. Oferece um efeito visual contrastante e com muita tensão;

Harmonia triádica: refere-se à harmonia na qual se utilizam três cores equidistantes no círculo cromático. Essa combinação oferece alto contraste, mantendo a harmonia.

saturação (chroma)

Saturação, também conhecida como Croma, é um conceito que representa a pureza ou a intensidade de uma cor. Explica-se a qualidade de um matiz de cor pelo grau de mistura com o preto, ou com outra tonalidade, até se chegar ao cinza. As cores menos saturadas levam a uma neutralidade cromática, e até mesmo à ausência de cor.

Nesse sentido, quanto mais intensa, ou saturada, for a coloração de um artefato visual, mais carregada estará de expressão e emoção 2.

O Sistema de Cores de Munsell 3 organiza as cores em um círculo de matizes ao nível de luminância 5 e saturação 6; eixo de luminosidade neutra de 0 até 10; e purezas da cor violeta-azul ao nível de luminosidade 5. Esse esquema é utilizado em fotografia digital e pode servir de base para aplicação de cores em projeto de hipermídia. Como esse sistema apresenta boa uniformidade nas diferenças de cores, foi implantado nas paletas de cores de muitos sistemas computacionais.

valor (value)

É a propriedade de uma cor conhecida como brilho relativo. Sua variação se dá ao longo de um eixo claro e escuro nas gradações tonais ou de valor. Nesse sentido, o valor dessa propriedade se refere ao grau de claridade ou obscuridade de uma cor.

A presença ou a ausência de cor não afeta o valor. Como exemplo, podemos acionar o controle de cor de um televisor até que a emissão fique em branco e preto e tenhamos uma imagem monocromática. Com esse procedimento, estaremos gradualmente removendo a saturação cromática, mas, mesmo assim, isso não afetará os valores tonais da imagem.

Na cor subtrativa (pigmento), mudanças de valor podem ser obtidas pela adição de preto ou branco na matiz. No entanto, isso também reduz a saturação. Na cor aditiva (luz), mudanças no valor ocorrem pela intensidade da luz ou pela ausência desta.

contraste

Na comunicação visual, o significado do contraste começa no nível básico da visão, por meio da presença ou ausência de luz. Assim, o contraste é uma propriedade visual capaz de fazer com que um objeto se sobressaia em relação a outros e/ou em relação a um fundo.

O contraste como estratégia visual aguça o significado, não só por estimular e atrair a atenção do usuário, mas também por dramatizar esse significado, tornando-o mais importante e dinâmico.

Em projetos de hipermídia, pode-se utilizar a cor por meio de contraste de valores, por semelhança e por questões de forma e de linha de contorno. Entender como as cores interagem ajuda a ordenar, a controlar a força da cor e a obter diferentes opções para um mesmo projeto. Existem diferentes tipos de contrastes:

contraste de valores (claro-escuro): um mesmo valor parecerá escuro se colocado sobre um fundo claro, ou claro sobre um fundo escuro;

por indução cromática: uma cor sobre um fundo cinza claro produz o efeito visual de colorir em torno de sua respectiva área com a tonalidade de sua oposta. Por exemplo, em uma figura com tom vermelho sobre um fundo cinza, este tenderá ao verde, que é cor oposta do vermelho. Ou seja, uma cor sofrerá influência visual quando colocada ao lado de outras cores;

questão da forma e da linha de contorno: um círculo preto sobre um fundo branco e outro círculo branco sobre um fundo preto, ambos com as mesmas medidas, parecerão diferentes. O círculo branco parecerá maior que o preto, pois uma cor clara em um fundo escuro tende a se expandir, enquanto uma cor escura em um fundo claro se contrai.

Na página da web Multicolr Search Lab, está disponível um conjunto de imagens selecionadas de acordo com a paleta de cores que podem ser escolhidas no site. Esse recurso pode ser utilizado para observar as diversas formas de contrastes entre as cores.

sintaxe e relações
sintaxe e relações taxionômicas

Para ajudar no desenvolvimento de projetos de hipermídia, disponibilizamos algumas dicas, tendo por base as ideias de Luciano Guimarães 4:

A cor pode ser utilizada para organizar, hierarquizar e destacar informações, permitindo também outras aplicações, como criar planos de percepção, direcionar a leitura e camuflar. Por conta disso, a cor utilizada em ambientes hipermidiáticos não deve se restringir ao seu valor estético; quando bem utilizada, ela pode criar associações simbólicas, facilitar a memorização, auxiliar na identificação das informações e diminuir ocorrências de erros.

O contraste fundo claro e texto escuro é considerado o mais efetivo para tornar o material mais legível. Estudos de usabilidade mostram que não se deve usar cores com a mesma luminância e que o uso de cores complementares pode causar desconforto visual. O brilho também deve ser utilizado com cautela.

relações semânticas

As cores desempenham funções específicas e devem ser entendidas como mediadores na estrutura dos códigos culturais. Utilizadas como canal de comunicação e de projeção de conhecimentos, transmitem ideias e demonstram emoções. As relações semânticas compreendem o uso da cor para ambientar, simbolizar, denotar ou conotar.

A diferenciação cromática pela aplicação de cores contrastantes pode estabelecer diferenças entre os conteúdos, o que contribui para organizar, selecionar, ressaltar e hierarquizar as informações, tanto em níveis de importância quanto em sequência de leitura.

Obter equilíbrio entre redução e saturação da paleta de cores é primordial para o seu uso adequado. A redução está sujeita a interpretações imediatas, como também pode produzir redução de significantes e de significados. Já uma paleta reduzida de cores contribui para a obtenção de mensagem de maior visibilidade, podendo enfatizar a informação. A saturação pode gerar confusão em relação à informação. Um recurso para combinar cores e encontrar equilíbrio entre saturação e redução da cor é o sistema Kuler da Adobe.

1 4 GUIMARÃES, Luciano. As Cores na mídia. São Paulo: Annablume. 2003.
2 CRUZ, José M. D. A cor e o cinza. Rio de janeiro: Taba, 2001.
3 Sistema de ordenação de cores proposto pelo pintor e pedagogo norte americano Albert Munsell, em 1905.