design da interação
experiência do usuário
A experiência do usuário está associada ao antes, durante e depois da interação e pode ser entendida como uma qualidade subjetiva dos usuários em relação a um produto ou serviço. De acordo com o conceito de experiência de Dewey 1, as experiências enriquecedoras são dotadas de duas características fundamentais: continuidade e interação como podem ser visto no capítulo 2 da versão impressa deste livro 2.
Neste sentido, a experiência do usuário inclui todas as emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações do usuário que ocorrem antes, durante e depois do uso.
A experiência do usuário é uma consequência que ocorre por meio da imagem da marca, da apresentação, da funcionalidade, do desempenho do sistema, do comportamento interativo e das capacidades assistivas do sistema interativo, do estado interno e físico do usuário resultantes de experiências anteriores, atitudes, habilidades e personalidade e do contexto de uso.
Os critérios de usabilidade podem ser usados para avaliar aspectos da experiência do usuário. A usabilidade, quando interpretada a partir da perspectiva dos objetivos pessoais do usuário, pode incluir o tipo de aspectos perceptivos e emocionais tipicamente associados à experiência do usuário 3.