design da interação
usabilidade
De acordo com a Organização Internacional para Normalização (ISO) e sua norma ISO 9241-11 1, usabilidade se refere à capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação, em um contexto especifico de uso.
A eficácia refere-se à precisão e completude com que usuários específicos podem alcançar objetivos específicos em ambientes particulares. A eficiência está de acordo com os recursos gastos em relação à exatidão e integridade das metas alcançadas.
Conforme a ISO 13407 2, a usabilidade, como disciplina já consolidada, foi apresentada pelas empresas de tecnologia como qualidade de grande importância ou mesmo diferencial competitivo em produtos digitais interativos durante as duas décadas anteriores.
No campo da usabilidade, a experiência é geralmente definida em termos de facilidade de uso. No entanto, a experiência engloba mais do que apenas função e fluxo, mas o entendimento compilado através de todos os sentidos. Para Shedroff 3, experiência do usuário trata-se da experiência global, geral ou específica que um usuário, cliente ou membro do público tem com um produto, serviço ou evento.