usabilidade

De acordo com a Organização Internacional para Normalização (ISO) e sua norma ISO 9241-11 1, usabilidade se refere à capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação, em um contexto especifico de uso.

A eficácia refere-se à precisão e completude com que usuários específicos podem alcançar objetivos específicos em ambientes particulares. A eficiência está de acordo com os recursos gastos em relação à exatidão e integridade das metas alcançadas.

Conforme a ISO 13407 2, a usabilidade, como disciplina já consolidada, foi apresentada pelas empresas de tecnologia como qualidade de grande importância ou mesmo diferencial competitivo em produtos digitais interativos durante as duas décadas anteriores.

No campo da usabilidade, a experiência é geralmente definida em termos de facilidade de uso. No entanto, a experiência engloba mais do que apenas função e fluxo, mas o entendimento compilado através de todos os sentidos. Para Shedroff 3, experiência do usuário trata-se da experiência global, geral ou específica que um usuário, cliente ou membro do público tem com um produto, serviço ou evento.

interseção de 2 círculos com o ícone de uma pessoa ao centro
projeto centrado no ser humano

Para o desenvolvimento de projetos centrado no ser humano convém que todos os responsáveis pelo planejamento do projeto considerem a importância relativa dos fatores humanos/ergonômicos e avalie 4:

  • como a usabilidade relaciona-se à finalidade e ao uso do produto, sistema ou serviço (por exemplo, tamanho, número de usuários, relação com outros sistemas, segurança pessoal ou problemas de saúde, acessibilidade, aplicação específica, ambientes extremos);
  • os níveis dos vários tipos de risco que podem resultar da má usabilidade (isto é, financeiro, baixa diferenciação de produtos, segurança pessoal, nível requerido de usabilidade, aceitação);
  • a natureza do ambiente de desenvolvimento (isto é, dimensões do projeto, equipe de divulgação, gama de tecnologias, projeto interno ou externo, tipo de contrato).
usabilidade e ergonomia

Teste de usabilidade é uma técnica formal que seleciona alguns usuários de modo a representar o grupo alvo para quem se destina o sistema. Estes usuários são designados a desenvolver tarefas no sistema em desenvolvimento de modo que se possa coletar dados a fim de, posteriormente, poder analisá-los e procederem às devidas correções ou alterações no sistema para que este atinja um melhor grau de usabilidade.

O objetivo de utilizar o recurso de testes de usabilidade e avaliação ergonômica para Cybis Betrol e Faust 5 é avaliar a qualidade das interações levando em conta os resultados dessas avaliações para a construção de novas versões das interfaces. Tal estratégia se faz necessária com a implementação desde o início do projeto, podendo reduzir o risco de falhas conceituais do projeto garantindo que a cada ciclo o sistema responda cada vez melhor às expectativas e necessidades dos usuários em suas tarefas.

1 2 Internacional Organization of Standardization, 1998.
3 Shedroff, Nathan. Information Interaction Design: A Unified Field Theory of Design. Acesso em: agosto 2018.
4 Internacional Organization of Standardization. Acesso em: julho 2018.
5 CYBIS, W.A; BETROL, A.H. e FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade – Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec, 2007.