convergência

Pode-se apontar pelo menos quatros traços definidores da hipermídia pela interação entre dados, textos, imagens (fotografias, animações e vídeo) e sons (voz humana, ruído, música), que possibilitam a convergências das linguagens em ambientes de hipermídia: o primeiro traço se refere à sua qualidade enquanto linguagem híbrida, sendo descrito por Santaella 1, como:

[...] na hibridização de linguagens, processos sígnicos, códigos e mídias que a hipermídia aciona e, consequentemente, na mistura de sentidos receptores, na sensorialidade global, sinestesia reverberante que ela é capaz de produzir, na medida mesma em que o receptor ou leitor imersivo interage com ela, cooperando na sua realização 2.

O segundo traço da linguagem hipermidiática refere-se à capacidade de organização dos fluxos informacionais em estruturas hipertextuais, a qual permite que informações armazenadas se transformem em incontáveis versões virtuais, a partir da interação do leitor, que passa a assumir a função de coautor do conteúdo da hipermídia.

O terceiro traço refere-se à hipermídia disponibilizar ferramentas de navegação dentro de seu conteúdo como botões, marcadores e nós, a fim de orientar o usuário durante a interação. Estas ferramentas determinam o grau de interação do usuário e devem estar de acordo com os objetivos da hipermídia e de seu público-alvo.

Por último, o quarto traço da hipermídia constitui-se por sua capacidade eminentemente interativa. É a qualidade interativa que possibilita uma relação efetivamente dialógica com seus usuários, que passam a exercer uma função ativa dentro desse processo. A adequação da navegabilidade em sistema de hipermídia leva o usuário a se sentir seguro e, consequentemente, tornará o processo de ensino-aprendizagem mais intuitivo e prazeroso.

uso das mídias

O uso de várias mídias para disponibilizar conteúdos em ambientes de hipermídia, como texto, imagem, áudio e vídeo, segundo Fahy 3, apresentam diversas vantagens:

  • promove o desenvolvimento de habilidades e a formação de conceitos;
  • possibilita múltiplas modalidades de aprendizagem;
  • aumenta a interatividade e faculta a individualidade;
  • facilita a aprendizagem por meio gráficos, as tabelas ou os quadros;
  • ajuda no aprendizado, por meio de animação e narração audível.

Faria e Moura 4 constatam que a ampliação das ideias e formas de pensar resultante das tecnologias contemporâneas promoveu, através da desmaterialização, a perda da matéria, a convergência para o meio eletrônico digital, a hibridização das várias formas de informação, a flexibilidade dos sistemas de informação e de suas funções.

mediatização pedagógica

O conceito de “mediatização pedagógica” 5 refere-se à noção de educação para as mídias, tendo como proposta a formação de um usuário ativo, crítico e criativo em relação às tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, uma apropriação ativa e criativa das mídias por parte dos professores e dos alunos criaria a possibilidade de abarcar a complexidade desse tema.

Para tanto, as mídias precisariam ser integradas em sua dupla dimensão: como ferramenta pedagógica (em termos instrumentais e conceituais) e como objeto de estudo (em termos estéticos e éticos). Suas características essenciais – simulação, virtualidade, acessibilidade, a abundância e extrema diversidade de informações – são totalmente características da nova era, e demandam concepções metodológicas muito diferentes daquelas metodologias tradicionais de ensino baseadas num discurso científico linear, cartesiano e positivista. Sua utilização com fins educativos exige mudanças radicais no modo de compreender o ensino da didática.

1 SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Palus, 2004.
2 SANTAELLA, 2004: 48
3 FAHY, Patrick J. Media characteristics and online learning technology. 2004. In: Terry ANDERSON, T. e ELIOUMI, F. Theory and Practice of Online Learning. Athabasca: cde.athabascau.ca/online_book, 2004, 421p.
4 FARIA, José Neto de; MOURA, Mônica. Design contemporâneo em meios eletrônicos digitais: interface, interatividade e navegação. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.
5 BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999. p.15.