conceitos didáticos
convergência
Pode-se apontar pelo menos quatros traços definidores da hipermídia pela interação entre dados, textos, imagens (fotografias, animações e vídeo) e sons (voz humana, ruído, música), que possibilitam a convergências das linguagens em ambientes de hipermídia: o primeiro traço se refere à sua qualidade enquanto linguagem híbrida, sendo descrito por Santaella 1, como:
[...] na hibridização de linguagens, processos sígnicos, códigos e mídias que a hipermídia aciona e, consequentemente, na mistura de sentidos receptores, na sensorialidade global, sinestesia reverberante que ela é capaz de produzir, na medida mesma em que o receptor ou leitor imersivo interage com ela, cooperando na sua realização 2.
O segundo traço da linguagem hipermidiática refere-se à capacidade de organização dos fluxos informacionais em estruturas hipertextuais, a qual permite que informações armazenadas se transformem em incontáveis versões virtuais, a partir da interação do leitor, que passa a assumir a função de coautor do conteúdo da hipermídia.
O terceiro traço refere-se à hipermídia disponibilizar ferramentas de navegação dentro de seu conteúdo como botões, marcadores e nós, a fim de orientar o usuário durante a interação. Estas ferramentas determinam o grau de interação do usuário e devem estar de acordo com os objetivos da hipermídia e de seu público-alvo.
Por último, o quarto traço da hipermídia constitui-se por sua capacidade eminentemente interativa. É a qualidade interativa que possibilita uma relação efetivamente dialógica com seus usuários, que passam a exercer uma função ativa dentro desse processo. A adequação da navegabilidade em sistema de hipermídia leva o usuário a se sentir seguro e, consequentemente, tornará o processo de ensino-aprendizagem mais intuitivo e prazeroso.