introdução

O conceito de didática segundo Candau 1 refere-se à aplicação de métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. Os elementos de ação didática são o professor, aluno, conteúdo, contexto de aprendizagem e estratégicas metodológicas. Entretanto, diante de um esvaziamento teórico-político, desde a década de 80, a Didática passa por um momento de revisão crítica, tendo buscado elementos e pressupostos para a sua reconstrução assumindo uma dimensão mais ampla.

Nesse sentido, os educadores deveriam desenvolver novas competências para ensinar na atualidade. Entre as várias competências é importante citar a capacidade de envolver o aluno no processo de aprendizagem, promover a pesquisa e utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TICs) como instrumento de auxílio à capacitação dos alunos.

O uso da TIC na criação de rede de conhecimentos traz subjacente a provisoriedade e a transitoriedade do conhecimento, cujos conceitos articulados constituem os nós dessa rede, flexível e sempre aberta a novas conexões, as quais favorecem compreender "problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais" 2.

Neste livro parte-se de uma visão aberta à inclusão, que caracteriza a área do Design, e defende-se a ideia de que existe no campo do Design um grande potencial para trabalhos conjuntos com a área da Educação, com vistas a atender as novas exigências da sociedade contemporânea. Foi precisamente este entendimento que conduziu as reflexões aqui realizadas sobre as possibilidades de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação, com base na linha de investigação ‘Design em Situações de Ensino-aprendizagem’ 3.

1 CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p.14.
2 MORUN, Edgar, A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.14
3 PORTUGAL, Cristina; COUTO, Rita. Design em Situações de Ensino-aprendizagem. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro. v.18 n.1. pp. 1-18, 2010.