conteúdo

Vivemos uma época em que a Internet, assim como os diversos equipamentos e tecnologias disponíveis para se conectar a ela, possibilitou a construção de um novo paradigma de geração de conhecimento e acesso à informação.

É importante dizer que a relação com o saber modificou-se e possibilitou uma ação diferenciada do usuário por meio das tecnologias de informação e comunicação.

A disposição interativa permite ao usuário ser ator e autor, fazendo da comunicação não apenas o trabalho da emissão, mas cocriação da própria mensagem e da comunicação. Permite a participação entendida como troca de ações, controle sobre acontecimentos e modificação de conteúdos. O usuário pode ouvir ver, ler, gravar, voltar, ir adiante, selecionar, tratar e enviar qualquer tipo de mensagem para qualquer lugar. Em suma, a interatividade permite ultrapassar a condição de espectador passivo para a condição de sujeito operativo 1.
ensino-aprendizagem

O eixo central da ideia do conhecimento não se origina na percepção, mas na ação endógena da pessoa sobre o objeto. Em particular nos ambientes de hipermídia educacionais, a compreensão nos leva a mudar a direção da educação, que no paradigma tradicional concentrava-se mais nas condições de ensino e não propriamente na aprendizagem.

No paradigma atual da educação, a ênfase se deve centrar na aprendizagem e não no ensino, na construção de conhecimento e não na instrução. A aprendizagem resulta da relação sujeito-objeto. As ações do sujeito sobre o objeto e deste sobre o sujeito são recíprocas. O importante é que haja interação entre ambos 2. Ambientes hipermidiáticos podem propiciar ao usuário, além de um ambiente interativo, o acesso à informação em diversas linguagens que podem se convergir.

A disponibilização de conteúdo em ambientes de hipermídia de aprendizagem oferece a possibilidade da construção do saber em conjunto, pois permite a adequação de elementos de ação didática aos objetivos do projeto e do usuário. Nas palavras de Moura 3, possibilitada pelas tecnologias digitais, a interação ampliou quatro qualidades do ser humano:

(...) apesar da agilidade na mudança de sistemas e processos, podemos perceber que as tecnologias digitais exteriorizaram e impulsionaram quatro qualidades do ser humano: a curiosidade, a criatividade, a cooperação e a vivência do lúdico. Sendo a interatividade apontada como uma das melhores aberturas para estas questões e para o pensamento criador 4.
critérios

Para se desenvolver o conteúdo e/ou avaliar o aspecto pedagógico em objetos educacionais hipermidiáticos, alguns critérios listados por Gama 5 podem servir como base.

Objetividade: o conteúdo deve ser objetivo, com informações claras;

Sequenciamento instrucional: as instruções devem seguir uma sequência lógica e Didática;

Motivação: o aluno deve ser incentivado a interagir, visando criar expectativas de modo que ele venha a se comprometer com o processo de aprendizagem;

Estruturação: os caminhos/operações do sistema devem ser determinados de modo que reduza os erros decorridos de caminhos/operações não determinados;

Legibilidade: as informações devem estar em linguagem apropriada para o aluno e devem estar graficamente legíveis;

Avaliabilidade: o aluno deve ter a possibilidade de se autoavaliar e de avaliar os objetos; Qualidade da informação: as informações devem ser verdadeiras, atuais, relevantes, de fácil compreensão e de fontes confiáveis.

Segundo Silva 6, para promover a sala de aula interativa o professor precisa desenvolver, entre outras, pelo menos cinco habilidade.

1 SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania, 2013 . Acesso em: agosto 2018.
2 MORAES, Maria C. O Paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
3 MOURA, Mônica Cristina de. O Design de Hipermídia. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.
4 MOURA, 2003, p. 206
5 GAMA, Carmen L. Método de construção de objetos de aprendizagem com aplicação em métodos numéricos. Tese de doutorado, Curitiba: UFPR, 2007.
6 SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa: A Educação Presencial e a Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. 2003. s.p.