narrativa
ecologia das mídias
A ecologia das mídias engloba as tecnologias de informação e comunicação e as comunidades culturais em que elas se originam e se desenvolvem. Reúne, também, protocolos, práticas, produtos e instituições envolvidos na criação e na divulgação dessas mídias. Reflexões e discussões sobre o papel do design no complexo contexto do ambiente das mídias são importantes e necessárias para que se compreenda a responsabilidade social dos designers como produtores e criadores de sistemas de informação e de comunicação, bem como de padrões estéticos que irão, certamente, ter influência na cultura e na estrutura da sociedade.
Na era da ecologia das mídias, cada um de nós, por meio de narrativas digitais, colabora e é responsável pela criação de uma rede de conhecimentos pela convergência dos meios de comunicação, da cultura participativa e da inteligência coletiva.
A par de todas as implicações econômicas e políticas decorrentes das profundas transformações culturais que aciona, a ecologia midiática móvel e ubíqua afeta, sobretudo, a cognição humana.
“Cada meio tem critérios próprios de pertinência e para semantizar suas linguagens; por sua vez, cada linguagem depende de um suporte específico, para se expressar” 1