narrativa
conceitos narrativos
Em uma narrativa, só podemos compreender os princípios que regem a interpretação e a elaboração da construção de significados na medida em que sejamos capazes de especificar a estrutura e a coerência dos contextos mais amplos, nos quais se criam e se transmitem significados específicos.
Assim, uma concepção da criação cultural 1 do significado é aquela segundo a qual se trataria de um sistema que se ocupa não somente do sentido e da referência, mas também das condições de felicidade. Em outras palavras, as condições em que as diferenças de significado podem se resolver, invocando as circunstâncias atenuantes que dão conta das interpretações divergentes da realidade.
Esse método de negociar e renegociar os significados mediante as interpretações narrativas é um dos êxitos mais destacáveis do desenvolvimento humano. Culturalmente, o desenvolvimento se vê bastante auxiliado pelos recursos narrativos acumulados pela comunidade e pelos instrumentos de igual importância, que supõem as técnicas interpretativas. Os mitos, as tipologias, os dramas humanos e também suas tradições para localizar e resolver narrações divergentes fazem com que os seres humanos criem seus significados na cultura a qual pertencem 2.