humanidades digitais
design social
Estudos 1 sobre o conceito de distância cultural no contexto da influência da tecnologia e do impacto das invenções sobre o desenvolvimento social explicam a situação do ser humano diante de novas tecnologias, quando as mudanças provocam tensões em virtude da demora necessária para a assimilação dos progressos tecnológicos e das descobertas científicas pelas instituições sociais e pelos sujeitos acomodados na sua própria cultura. Contudo, esses indivíduos são obrigados a adaptar-se à nova realidade, pagando o custo de uma desorganização. Os problemas sociais que eles enfrentam surgem do fato de que os aspectos materiais da cultura tendem a se modificar com mais rapidez do que seus traços psicológicos
As tecnologias de informação e de comunicação propiciam que nossa relação com o ambiente seja, cada vez mais, efetuada não pela interação com os objetos em si, mas sim com os signos que expressam esses objetos, a partir de uma linguagem inteligível que possibilita nossa ação. Portanto, o design tem a função social de tornar o ambiente inteligível, possibilitando nossa ação a partir dos signos e da construção da legibilidade do discurso comunicativo nos ambientes, sejam eles virtuais ou não.
É fundamental considerar o design como um processo ativo que influencia a sociedade criando sua cultura material e imaterial. O mundo em que vivemos é mais do que a matéria – que se encontra solidificada como forma –, que se deteve no tempo. Sua forma está definida mediante a atividade, e a ação é o seu centro. Se o design é concebido orientado à ação, entendida como interação ativa e mudança criadora, ele não focará somente o objeto como forma. Ao contrário, os designers irão se preocupar com o desenvolvimento de modelos de processos interativos, nos quais os objetos desempenham um papel central indiscutível como meio para a ação 2. Tendo por base essa ideia, o design e as práticas em humanidades digitais irão se relacionar com a totalidade do espectro concreto e intelectual da interação humana, entre as pessoas, entre usuários e produtos e com o mundo em que habitamos.