introdução

O termo humanidades digitais 1 foi cunhado pela autora Susan Hockey 2 e passou a ser utilizado a partir de 2004. As Humanidades Digitais são uma área acadêmica interdisciplinar que fornece metodologias específicas da área das Tecnologias Digitais para serem incorporadas na investigação das humanidades como um todo. Esta designação abarca um conjunto de outras designações anteriores, tais como Computação para as Humanidades, Informática Aplicada à História, Linguística Computacional, Patrimônio e Computação, Arte Digital, Design, entre outras.

O Manifesto de Humanidades Digitais foi criado em 2010, na cidade de Paris, França, durante a realização do THATCamp. Estabeleceu-se as seguintes definições para humanidades digitais:

  1. A opção da sociedade pelo digital altera e questiona as condições de produção e divulgação dos conhecimentos.
  2. As humanidades digitais referem-se ao conjunto das Ciências Humanas e Sociais, às Artes e às Letras; não negam o passado, apoiam-se no conjunto dos paradigmas, no savoir-faire e nos conhecimentos próprios dessas disciplinas, mobilizando simultaneamente os instrumentos e as perspectivas singulares do mundo digital.
  3. As humanidades digitais designam uma transdisciplina, portadora dos métodos, dos dispositivos e das perspectivas heurísticas ligadas ao digital no domínio das Ciências Humanas e Sociais.
Quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser completamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis 3.
1 BURDICK, Anne.; DRUCKER, Johanna; LUNENFELD, Peter; PRESNER, Todd; SHNAPP, Jeffrey. Um breve guia para as humanidades digitais. Revista Teccogs 21, jan-jun 2020, p. 69-98.
2 HOCKEY, Susan. The history of humanities computing. In: SCHREIBMAN, Susan; SIEMENS, Ray; UNSWORTH, John (eds.). Companion to Digital Humanities. Oxford: Blackwell, 2004.
3 CALVINO, Italo. Todas as cosmicômicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 138.