humanidades digitais
design e humanidades
Uma questão significativa presente no mundo contemporâneo é a avalanche de mídias, aplicativos e sistemas com os quais interagimos cotidianamente. As transformações tecnológicas e suas consequências sociais, éticas, culturais, educacionais e ambientais, entre outras, ocorrem em ritmo célere, produzindo novas formas de interação, aquisição de conhecimentos e experiências. Diante desse fato, torna-se fundamental buscar outras maneiras de conceber e produzir design.
Ao refletirmos sobre o design, devemos considerar que projetos de humanidades digitais envolvem designers preocupados não apenas com a representação simbólica da linguagem, mas também com questões para além do design. O design tem um papel ativo e determinante na sociedade na qual atua como um dos principais edificadores da cultura.
O design pode colaborar para projetos em humanidades digitais 1, pois engloba o conjunto de pesquisas e experiências que visam facilitar a utilização dos recursos digitais no âmbito social, tornando-os mais intuitivos e acessíveis. Nesse sentido, é de suma importância refletir sobre a relevância da ação da área de Design e do papel dos designers perante as práticas em humanidades digitais