introdução

O Design da Informação é uma área relativamente nova, pertencente à área do Design Gráfico que objetiva equacionar os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos que envolvem os sistemas de informação por meio da contextualização, planejamento e produção de interface gráfica de informação para sua audiência. Seu princípio básico é o de aperfeiçoar o processo de aquisição da informação efetivado nos sistemas de comunicação analógicos e digitais 1.

A abordagem e compreensão do Design da Informação, para Shedroff 2, passa pelo fato de que a grande quantidade de coisas que bombardeiam nossos sentidos, todos os dias, não são pedaços de informação, mas simplesmente dados. Segundo o autor, a informação transforma os dados pelo contexto, construindo em torno dele, de modo que se torne compreensível.

Para Deleuze 3, a informação é o fato intencionalmente selecionado e submetido a um processo de refinamento, para a veiculação de ideias, imagens, sons, cores, mensagens. É um saber codificado e objetivado. O conhecimento diferencia-se da informação quando ele é entendido como um processo dinâmico de interpretação, reelaboração das informações a que são concedidos sentidos e significados pelas representações do indivíduo, e pelos processos de comunicação.

Dados e informações, embora sejam palavras usadas como sinônimos, não são a mesma coisa. A informação tem mais valor e requer mais trabalho para ser criada e comunicada. Wurman exemplifica a trajetória da transição de dados à informação, ao conhecimento e à sabedoria 4.

1 Definição de Design da Informação de acordo com a Sociedade Brasileira do Design de Informação - SBDI.
2 SHEDROFF, Nathan. Information interaction Design: a unified field theory of Design.
3 DELEUZE, Gilies. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.
4 WURMAN, Richard Saul. Ansiedade de informação 2. São Paulo: Cultura, 2005.