design, educação e tecnologia
apresentação
É com imenso prazer que atendo ao convite para escrever a apresentação para a 2ª edição do livro Design, Educação e Tecnologia: design contemporâneo em ambientes digitais. E isto porque Cristina Portugal desenvolve um trabalho sério e competente, resultado da somatória de seu percurso e experiência nos estudos e investigações a respeito dos conceitos e práticas do campo do design imaterial e das relações design e tecnologia na esfera da hipermídia e dos ambientes digitais.
Esta 2ª edição é um desdobramento do trabalho de pesquisa realizado em 2013 que resultou no livro Design, Educação e Tecnologia, publicado em duas versões: no formato de livro impresso e de livro digital hipermidiático.
A presente edição foi revisada, ampliada e atualizada com novos exemplos acompanhados pelo redesign da obra e, também é, um dos resultados do estágio de pós-doutoramento desta pesquisadora na School of Communication da Royal College of Art (RCA) em Londres. Outro fato importante é que a edição atual é o primeiro livro a integrar a série Design e Tecnologia que contará com outros títulos que abordarão de forma didática os conceitos básicos, estudos e conteúdo de referência sobre Design e suas relações com a Tecnologia e outras áreas afins.
Esta publicação que ora se apresenta, contribui de forma significativa para o design brasileiro, pois inter-relaciona as questões da pesquisa e do ensino, fato que gera a repercussão na formação e na prática profissional.
Pude acompanhar de perto a entrada das mídias digitais na área do design e na área de ensino no Brasil. Fato que me levou a pesquisa de doutoramento sobre o Design de Hipermídia e a implantação dos primeiros cursos de formação superior no Brasil nesta área. É gratificante observar como as pesquisas iniciais nesta temática foram se disseminando, repercutindo e se ampliando em novos estudos e pesquisas, no ensino e no mercado de trabalho. E, também, verificar as mudanças e possibilidades que foram abertas mediante a nova linguagem e os novos sistemas que constituíram as metodologias projetuais contemporâneas valorizando a autoria individual e coletiva em percursos que hoje nos trazem o open design.
A sociedade contemporânea trouxe uma série de aspectos e necessidades a respeito da concepção e das metodologias relacionadas ao ato de projetar, ampliando relações e estabelecendo uma série de elementos que passam a constituir o design contemporâneo.
Este livro reúne essas questões a partir de textos, exemplos e vivências com essas relações. A autora, Cristina Portugal, reúne – de maneira clara e objetiva – os temas abrangentes do campo do design. Assim, somos envolvidos na leitura e na interação com as situações de ensino e aprendizagem, a importância da cultura visual para a formação e atuação dos designers, o design nos ambientes hipermidiáticos e os conceitos teóricos e estéticos para a concepção e o desenvolvimento de projetos em hipermídia. Nesse caminho, os elementos e as características da linguagem do design de hipermídia são tratados e aprofundados a partir do design da informação, do design de interação e dos conceitos e aspectos didáticos. Também são apresentados estudos sobre arquitetura da informação, layout, linguagem de programação, navegabilidade, entre outros, com o intuito de oferecer ao leitor recursos e possibilidades no caminho para potencializar o uso e a aplicação das múltiplas linguagens presentes nos ambientes hipermidiáticos, bem como suas aplicações, técnicas e métodos na ação das situações de ensino-aprendizagem no campo do design.
O resultado apresentado provém da preocupação da autora com o desenvolvimento, entendimento, utilização e eficácia de sistemas de objetos nas diversas relações do Design em Situações de Ensino-Aprendizagem, tendo como foco principal o desenvolvimento de sistemas hipermidiáticos que reforçam a interação de suas práxis com a educação e com a sociedade no qual ele se insere.
Sem dúvida, este trabalho – em todos os seus aspectos – contribui com todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente (alunos, professores, profissionais iniciantes e experientes, interessados em geral) com os rumos da formação complexa e atuante em design, que é pautada pelas possibilidades interdisciplinares centradas na cultura, na linguagem, na tecnologia, suas ações e efeitos na sociedade contemporânea.