design, comunicação e tecnologia
apresentação
Design, Comunicação e Tecnologia, de autoria da Dra. Cristina Portugal, é um livro digital que tem por objetivo trazer para o leitor uma visão abrangente das características e possibilidades de inter-relação do design com práticas em humanidades digitais.
A autora doutorou-se em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e deu continuidade a sua carreira como pesquisadora em três estágios de pós-doutoramento, sendo o primeiro deles na PUC-Rio, que resultou na publicação em 2013 do livro intitulado Design, Educação e Tecnologia, o segundo na UNESP e e o terceiro na School of Communication do Royal College of Art (RCA) em Londres, que tem como resultado a presente obra, gestada neste estágio de pós-doutorado e finalizada em 2021 no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Design *Tecnologia: Design contemporâneo em ambientes digitais, agraciado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Os escritos que compõem o livro foram organizados em três módulos, assim intitulados: Comunicação, Narrativa e Humanidades Digitais, que apresentam de forma didática conceitos básicos, estudos e conteúdos de referência sobre Design e suas relações com a Tecnologia e áreas afins. A apresentação da informação é feita de maneira multilinear, em formato de hipertexto, e estruturada em nós semânticos ligados entre si, que oferecem alternativas para a navegação.
O primeiro módulo se desdobra em três tópicos, nos quais questões gerais relativas à comunicação visual, linguagem contemporânea e cultura visual são contempladas, como uma espécie de pano de fundo para os módulos seguintes. No primeiro tópico são enfocados temas relacionados a epistemologia visual, semiologia gráfica, design da Informação, engenharia semiótica, entre outros. O segundo, tem como conteúdo definições de hipertexto, hipermídia e transmídia. Por fim, o terceiro tópico aborda questões de alfabetismo visual, sistema simbólico e tecnologia visual.
O segundo módulo tem por conteúdo aspectos relacionados a narrativas de um modo geral e apresenta inicialmente definições de experiência, imersão e narrativa digital. Temas como convergência de mídias, cognição e interatividade são contemplados no segundo tópico, que é seguido pela apresentação dos principais aspectos que devem ser considerados na criação de narrativas digitais.
O terceiro módulo é dedicado a um assunto que se encontra na pauta de muitos pesquisadores, qual seja, humanidades digitais, por incluir métodos, dispositivos e perspectivas das ciências humanas e sociais, ao mesmo tempo em que contempla as ferramentas e perspectivas oriundas das tecnologias digitais. Neste módulo, além dos aspectos conceituais do termo, são contemplados desdobramentos cada vez mais presentes no campo do design, trazendo à tona questões relacionadas à sustentabilidade, cidadania e ativismo, que são complementados no último tópico que é dedicado ao design inclusivo.
Por fim, vale ressaltar a presença em cada módulo de um conteúdo intitulado “saiba mais”, que oferece ao leitor a oportunidade de aprofundar os temas abordados em outras obras e por meio de outros autores. Vale a pena conferir!
O livro digital Design, Comunicação e Tecnologia: conceitos e aplicações para pesquisa e desenvolvimento em Design, que tenho a honra de apresentar é, por certo, um texto que tem potencial para propiciar a seus leitores uma rica experiência de navegação e articulação de informações e saberes!